sábado, 29 de maio de 2010

EMENDA TORRADA - QUEM FEZ ISSO?

Um cliente me chamou pra ver porque a luz apagou.
O relato dele foi o seguinte: “Estávamos usando o chuveiro e quando ligaram o microondas a luz começou a piscar e apagou tudo...”
Beleza, vamos ver então.
Tem 220V na caixa do relógio (na minha própria casa já falhou a conexão do ramal da Eletropaulo).
Não chega o 220V no quadro de disjuntores, falta uma das fases.
O forro é de estuque então abri o telhado. Há duas emendas nas fases e neutro da entrada, uma próxima da junção do telhado com a laje da garagem e outra na boca do eletroduto que desce ao quadro.
A instalação é antiga (mais de 10 anos), os fios são rígidos, bitola de 12 AWG (equivalente a 3,3mm² - 20A de capacidade). Só o chuveiro já da 25A, o microondas mais 15A (se não tiver dourador). Ai já deu 40A.
Mas o problema mesmo são as emendas, e como uma imagem diz mais que palavras, olha a criminosa ai.
Legal né... Se esse problema fosse no neutro podia ter queimado muitos equipamentos na casa, o preferido é o computador.
Pois é gente, como ninguém vê a maior parte do serviço do Eletricista, ou às vezes faz um quebra galho e esquece ele lá, é importante observar como o profissional trabalha e qual a sua conduta quando questionado sobre normas e procedimentos.?. Um técnico pode parecer caro, mas é só por que tem picareta fazendo serviço barato, e o barato sai caro. Por acaso você obtura o dente no serralheiro? Fica ai mais esse exemplo da necessidade de adequação das instalações e a previsão de cargas complementares. A qualidade do material também é importante. Prefira os fios flexíveis, pois suas características favorecem a instalação e a reutilização dos acessos (eletrodutos), também a melhor capacidade de condução de corrente e dissipação de calor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário